quarta-feira, 17 de agosto de 2011

JMJ 2011 Madri - Espanha

Brasil marca presença maciça em catequeses da JMJ

Dom Orani preside catequese em língua portuguesa na JMJ

A Jornada Mundial da Juventude continua num clima contagiante em Madri. Nesta quarta (17), iniciaram-se as catequeses de formação para os jovens peregrinos. São mais de 250 catequeses sendo realizadas pelas paróquias da capital espanhola, nas quais os bispos e padres se revezam nas manhãs de formação para a juventude.
Cerca de 15 catequeses foram ministradas em língua portuguesa para portugueses, brasileiros, angolanos, cabo-verdianos e demais países que têm esse idioma como língua-mãe. Nelas os peregrinos compartilham experiências, testemunhos e participam do ponto mais alto de todas as catequeses: a celebração da Santa Missa.
Na manhã desta quarta, estivemos na Paróquia São Sebastião, onde aconteceu uma das catequeses em português, animada pelos cantores da Canção Nova Emanuel Stênio e Pitter di Laura, e presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a qual contou com o testemunho do missionário da Canção Nova e apresentador do programa “Revolução Jesus”, Adriano Gonçalves.
Em sua catequese, Dom Orani abordou o tema “Firmes na fé”, na qual falou sobre o secularismo, que faz um barulho muito grande contra tudo o que é da fé. “O Papa tem se preocupado muito aqui na Europa com o secularismo e com o laicismo, e nós no Brasil também temos visto muito, como as pessoas têm falado, a fé como algo à parte da sociedade. Há uma intolerância religiosa muito grande nos dias de hoje”, enfatizou o arcebispo.
“É tempo de testemunhar e se aprofundar na fé”, afirma Dom Orani Tempesta
“O Papa Bento XVI, na sua catequese para os jovens da JMJ, disse que é preciso ter uma fé madura, conhecer a Deus e viver n’Ele”, ressaltou Dom Orani, recordando que não existe oposição entre fé e ciência. “É tempo de testemunhar cada vez mais essa fé profunda e entusiasta nos nossos grupos, pastorais e comunidades”, concluiu o prelado.
Ainda na catequese o testemunho de Adriano Gonçalvez animou os jovens a uma fé firme, mesmo em meio às provações. “Há 4 anos eu vivi uma situação muito difícil com uma enfermidade da minha mãe, e nessa experiência eu aprendi que Deus não é aquele que está lá em cima, pronto para me julgar. Deus é aquele que está ao meu lado e me indica o caminho”, salientou o missionário da Canção Nova.
Adriano Gonçalves testemunha em Madri durante catequese
Adriano Gonçalves durante testemunho na JMJ 2011 de Madri numa das catequeses

A catequese foi finalizada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo brasileiro. Nesta mesma catequese estava presente também Dom Antônio Augusto, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e responsável pelo setor juventude da arquidiocese. No entanto, a paróquia estava tão lotada que Dom Antônio levou consigo um grupo grande de brasileiros para uma igreja ao lado para celebrar a Eucaristia aos que estavam do lado de fora da paróquia.
Ao final da celebração, Dom Orani nos concedeu uma entrevista para falar da presença do Brasil nas Jornadas Mundiais da Juventude. “O Brasil tem mostrado interesse na participação destas Jornadas Mundiais e nesta edição nós demos um passo decisivo para entrar nesta experiência da JMJ”, afirmou Dom Orani.
“Não é apenas um evento de massa, um encontro como esse tem consequências, tanto para o país como para quem participa. Eu tenho certeza de que isso vai ajudar muito os nossos jovens e a nossa Igreja também”, concluiu o arcebispo.
 Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário